top of page

Ansiedade

A ansiedade tem um lado positivo e um negativo. A Bíblia nos ajuda a identificar os dois lados da ansiedade.

É normal ficar ansioso?

A REALIDADE:

 

A ansiedade envolve inquietação, irritabilidade ou preocupação. Vivemos num mundo cheio de incertezas, por isso qualquer um de nós pode ter crises de ansiedade.

O QUE A BÍBLIA DIZ:


O rei Davi escreveu: “Até quando terei ansiedades e preocupações, tristeza no meu coração todo dia?” (Salmo 13:2) O que ajudou Davi a lidar com a ansiedade? Ele abriu seu coração a Deus em oração, confiando plenamente no amor leal de Deus. (Salmo 13:5; 62:8) De fato, Deus quer que falemos com ele sobre nossas preocupações. Isso vai nos trazer alívio. Em 1 Pedro 5:7, a Bíblia diz que devemos lançar sobre Deus toda a nossa ansiedade, porque ele cuida de nós.

Idosa sentada na varanda enquanto pessoas mais novas cuidam do seu jardim
Fazer algo por quem amamos pode diminuir nossa ansiedade
Além disso, muitas vezes podemos fazer alguma coisa para diminuir a ansiedade. Por exemplo, quando o escritor bíblico Paulo sentia “ansiedade por todas as congregações”, ele se esforçava para consolar e ajudar aqueles com quem estava preocupado. (2 Coríntios 11:28) Esse tipo de ansiedade tinha um lado positivo, visto que o motivava a ajudar outros. Isso também pode acontecer conosco. Mas o contrário disso — não nos preocuparmos com os outros — indicaria falta de amor sincero. — Provérbios 17:17.

“Buscando não somente os seus próprios interesses, mas também os interesses dos outros.” — Filipenses 2:4.

 O que você pode fazer se estiver ansioso demais?

 

A REALIDADE:


Algumas coisas podem deixar as pessoas ansiosas: erros do passado, o futuro ou problemas financeiros. *

O QUE A BÍBLIA DIZ:


Preocupação por causa de erros do passado: Antes de se tornar cristãos, alguns do primeiro século eram beberrões, extorsores, ladrões e praticavam imoralidade sexual. (1 Coríntios 6:9-11) Mas essas pessoas não ficaram pensando no passado. Elas fizeram mudanças e confiaram na grande misericórdia de Deus, que ele demonstra de modo generoso. O Salmo 130:4 diz que com Deus “está o verdadeiro perdão”.

Incertezas sobre o futuro: “Nunca fiquem ansiosos por causa do amanhã, pois o amanhã terá suas próprias ansiedades”, disse Jesus Cristo. (Mateus 6:25, 34) O que ele quis dizer? Tente resolver os problemas de hoje. Não piore a situação juntando as preocupações de hoje com as de amanhã. Isso pode impedi-lo de pensar com clareza e pode levá-lo a tomar decisões precipitadas. Lembre-se também que muitas coisas nem sempre acontecem como imaginamos.

Preocupação com o dinheiro: Um homem sábio orou certa vez: “Não me dês nem pobreza nem riquezas.” (Provérbios 30:8) Ele procurou ter contentamento, um sentimento que tem a aprovação de Deus. Em Hebreus 13:5 lemos: “Que o seu modo de vida seja livre do amor ao dinheiro; fiquem satisfeitos com as coisas que têm. Pois [Deus] disse: ‘Eu nunca deixarei você e nunca o abandonarei.’” O dinheiro pode falhar, e muitas vezes falha, mas Deus nunca decepciona quem confia nele e leva uma vida simples.

“Nunca vi um justo abandonado nem os seus filhos procurando pão.” — Salmo 37:25.

Será que algum dia ficaremos livres da ansiedade?

O QUE AS PESSOAS DIZEM:


Em 2008, a jornalista Harriet Green disse o seguinte num artigo do jornal The Guardian: “Estamos entrando numa nova era de ansiedade.” Em 2014, Patrick O’Connor escreveu no The Wall Street Journal que “os americanos estão atingindo níveis de ansiedade como nunca antes”.

 

O QUE A BÍBLIA DIZ:


“A ansiedade sobrecarrega o coração do homem, mas a boa palavra alegra o coração.” (Provérbios 12:25) Podemos encontrar uma ‘palavra que alegra o coração’ nas boas novas do Reino de Deus. (Mateus 24:14) Esse Reino, ou governo de Deus, logo fará o que nunca conseguiríamos fazer. Ele vai acabar com todas as ansiedades e suas causas, incluindo a doença e a morte. Deus “enxugará dos [nossos] olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais tristeza, nem choro, nem dor”. — Apocalipse 21:4.

“Que o Deus que dá esperança encha vocês de toda alegria e paz por meio da sua confiança nele.” — Romanos 15:13.

Fonte : JW.ORG

bottom of page